Esportes

Esporte no Brasil

esporte do Brasil é praticado em diversas modalidades e organizado por confederações nacionais de esportes sendo a principal o Comitê Olímpico Brasileiro. O futebol é o mais praticado no país. No Brasil nasceram o futsal, o futebol de areia e o futebol society. Outro esporte nascido no país é a capoeira, esta remetendo ao período no qual ainda havia a escravidão no Brasil, tendo sido os escravos vindos da África que iniciaram o esporte que é um misto de dança e jogo. No campo das artes marciais também se destacam o Jiu-jitsu brasileiro e o Vale Tudo. A peteca também é um esporte de origem brasileira.
Outros esportes de considerável popularidade são: basquetevôleihandebol, judô e tênis. A prática amadora de esportes é muito popular e os clubes são os maiores promotores. Além das organizações privadas, vários governos estaduais e municipais mantêm estruturas esportivas tanto para a prática amadora, na forma de lazer, quanto na organização profissional em estádios e outras estruturas.
Nos últimos anos, as delegações que representam o país em competições como os Jogos Pan-americanos e os Jogos Olímpicos vêm melhorando seu desempenho. Em 2007, o Rio de Janeiro sediou a competição continental. Esta foi a segunda vez que o país recebeu o torneio. Na primeira oportunidade, a competição fora organizada em São Paulo, no ano de 1963.
No dia 02 de outubro de 2009, o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016. É a primeira vez que os jogos virão a América do Sul. Os estádios do Maracanã, Engenhão e São Januário serão utilizados.
Hoje, a internet pode ser considerada o tipo de mídia que melhor divulga os esportes no Brasil, pois nela é possível encontrar informação farta, sites internacionais especializados (inclusive os das federações mundiais de cada modalidade), e até mesmo transmissões ao vivo de esportes que são ignorados, ou escondidos do povo, pela mídia tradicional.
Participação em eventos multiesportivos
O Brasil já participou de três eventos multidesportivos extintos: os Jogos Pan-americanos de Inverno, no qual não ganhou medalhas na única edição de 1990, os Jogos da Boa Vontade e os Jogos Olímpicos Latino-Americanos. Atualmente participa de treze jogos poliesportivos: os Jogos Olímpicos de VerãoJogos Olímpicos de InvernoJogos Paraolímpicos de VerãoJogos Pan-americanos de VerãoJogos Parapan-americanosJogos Sul-AmericanosJogos Sul-Americanos de PraiaUniversíada de VerãoUniversíada de InvernoJogos da Lusofonia,Jogos Mundiais Militares e os Jogos Mundiais.
Participação nos Jogos Olímpicos de Verão
De acordo com o número de ouros conquistados, a melhor participação em Jogos Olímpicos do Brasil foi em 2004, em Atenas. Foram cinco, dentro de um total de dez. De acordo com o total conquistado, esta foi em 1996 em Atlanta. Na ocasião, foram quinze medalhas, sendo três de ouro. A participação em 2000 em Sydney foi ruim: doze medalhas, porém nenhuma de ouro. A primeira participação olímpica do Brasil foi em 1920.


Ano
Gold
Silver
Bronze
Total
1920
1
1
1
3
1924
0
0
0
0
1932
0
0
0
0
1936
0
0
0
0
1948
0
0
1
1
1952
1
0
1
2
1956
1
0
0
1
1960
0
0
2
2
1964
0
0
1
1
1968
0
1
2
3
1972
0
0
2
2
1976
0
0
2
2
1980
2
0
2
4
1984
1
5
2
8
1988
1
2
3
6
1992
2
1
0
3
1996
3
3
9
15
2000
0
6
6
12
2004
5
2
3
10
2008
10
40
820
15
Total
20
25
45
90
Participação nos Jogos Olímpicos de Inverno
O Brasil não conquistou nenhuma medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno ainda. Por isso, após os Jogos de Vancouver em 2010, as Confederações Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e no Gelo (CBDG) apresentaram projetos ao Comitê Olímpico Brasileiro objetivando o desenvolvimento dos esportes de inverno no país, a presença de mais desportistas nos Jogos de Sóchi, na Rússia, até a construção de um complexo de treinamento no interior de São Paulo.

Esportes principais
Futebol
O Brasil é uma potência do futebol mundial, se destacando não só como o que detém a maior quantidade de prêmios, mas também o que mais exporta atletas para o exterior. Tendo conquistado a Copa do Mundo em cinco oportunidades, além de outros títulos importantes. É também detentor de diversas marcas históricas no esporte, além de ser a pátria de diversos grandes jogadores que fizeram história. Entre eles, o que é considerado o maior de todos os tempos: Pelé.
futebol é sem sombra de dúvida o esporte mais praticado no Brasil. Apenas uma parcela bem pequena da população não torce por alguma equipe de futebol. O esporte tornou-se elemento marcante da cultura nacional. Expressões como "chute", "pisar na bola" e outras são usadas em ocasiões que nada tem a ver com o futebol, e por pessoas que sequer acompanham ou praticam a modalidade.
O futebol chegou ao Brasil em 1895, pelas mãos dos ingleses, assim como na maioria dos outros países. Os primeiros clubes começaram a se formar neste período. Assim como a fundação dos clubes, a prática também era restrita à elite. Operários, as camadas mais pobres da população e até negros podiam apenas assistir. Somente algumas décadas depois todos puderam jogar. O quadro mudou totalmente de figura quando chegou a profissionalização em 1933. Alguns clubes, principalmente fora do então Distrito Federal e do estado de São Paulo, ainda resistiam à modernização e continuavam amadores. Mas com o passar do tempo, todos foram se acomodando à nova realidade. Na verdade, nem todos. Diversos clubes abandonaram a elite do futebol, ou até mesmo por completo. Muitos clubes que abandonaram já eram equipes consagradas e tradicionais.
 
Situação atual
Mesmo com mais de setenta anos de profissionalização, a maioria dos clubes do Brasil ainda estão em processo de crescimento, alguns destes, os considerados "grandes". Mesmo nos grandes centros metropolitanos e financeiros muitos clubes encontram sérias dificuldades em se organizar, física e financeiramente.
Os estádios, em uma grande maioria, não são bem cuidados, com vários já tendo uma grande idade de construção, e não são reformados. Poucos conseguem isso, na maioria quando fecham parcerias ou bons contratos de patrocínio, o que também se vê em pequeno número entre as instituições.
Além disso, os estádios normalmente não recebem boa média de público, reflexo de diversos fatores, como a violência (especialmente nos clássicos), a falta de dinheiro da maior parte da população, e inclusive má qualidade das arenas brasileiras. Outro ponto que pode ser mencionado é a falta de grandes jogadores nas equipes. Em 2006, apenas três jogadores dos 23 convocados para a disputa da Copa do Mundo atuavam no Brasil. Destes, todos em clubes paulistas.
Recentemente, foi criada uma loteria, a Time Mania, com o intuito de ajudar financeiramente os principais clubes do país. Além disso, o presidente e alguns integrantes do governo vêm demonstrado interesse em ajudar os clubes de outras formas.
Basquete
O Brasil atualmente não é um dos países mais tradicionais no basquete mundial, e o esporte vem saindo de um longo período de grave crise. Mas no passado chegou a ser um dos melhores países do mundo na modalidade, e já possuiu vários grandes jogadores e jogadoras, além de haver vários praticantes da modalidade espalhados por diversos cantos do país. Também possui alguns jogadores que atuam na NBA, considerada a maior liga do esporte no mundo.
Alguns dos principais jogadores históricos do Brasil são Oscar e Hortência. No auge de suas carreiras, o basquete chegou a ser considerado o segundo esporte mais popular do Brasil, tendo posteriormente entrado em decadência.
No total, se somarmos os títulos do masculino e do feminino, o basquete brasileiro possui três títulos em campeonatos mundiais e sete em jogos pan-americanos.
Vôlei
Quanto à preferência, o vôlei é atualmente o segundo esporte mais popular do país. No retrospecto, o esporte é um dos mais vitoriosos do Brasil, especialmente com o desempenho bombástico que as seleções nacionais, principalmente a masculina, vêm tendo nos últimos anos. A equipe hoje lidera o ranking mundial masculino e aparece como primeiro colocado no ranking feminino também. A equipe masculina é treinada por Bernardinho e a feminina por José Roberto Guimarães.
A seleção masculina é atual campeã dos principais torneios do esporte no mundo: a Copa do Mundo, a Liga Mundial, o Campeonato Mundial e o Torneio Olímpico de Vôlei.














Natação

























A natação vem ganhando popularidade no Brasil. Sendo um esporte costumeiramente recomendado para crianças, e adequado à um país de clima tropical como o Brasil, a natação cresceu e começou a produzir ícones esportivos importantes. Começando por Djan MadrugaRômulo Arantes e Ricardo Prado nos anos 70 e 80, passando por Gustavo Borges e Fernando Scherer nos anos 90, a natação brasileira hoje fabrica grandes talentos em sucessão.
Hoje o Brasil conta com um dos melhores nadadores do mundo, César Cielo, que é campeão olímpico, mundial e recordista mundial; e nadadores como Felipe FrançaThiago Pereira e Kaio Márcio de Almeida que conseguiram bater recordes mundiais em suas provas. Mesmo a natação feminina vem se desenvolvendo e criando atletas como Joanna Maranhão e Gabriella Silva. Com a multiplicação do surgimento de talentos, a natação vem se destacando e conquistando seu espaço.
 Fernando Scherer e Gustavo Borges
Filhopodium50cropped.jpg César Cielo 










Judô
O Judô é outro esporte costumeiramente recomendado para crianças no Brasil, e portanto é largamente praticado. O país têm crescente tradição internacional no esporte, constantemente conquistando medalhas e títulos. Os maiores expoentes do esporte até hoje foram Aurélio Miguel e Rogério Sampaio, campeões olímpicos. Na atualidade, João Derly e Tiago Camilo, campeões mundiais, são os maiores representantes brasileiros.











Tênis
tênis no Brasil pode ser considerado um esporte popular. Hoje existem diversas quadras em clubes, em propriedades particulares e para locação, especialmente em cidades com nível mais elevado do tamanho da população. Também é encarado por alguns como um passa tempo, ou um esporte a ser praticado depois de um dia de trabalho ou até mesmo antes dele.
O Brasil tem e já teve no passado grandes nomes no esporte, como Maria Esther Bueno, vencedora de 19 Grand Slams (7 em simples, 11 em duplas e 1 em duplas mistas) e Gustavo Kuerten, o Guga, que venceu 3 vezes o torneio de Roland Garros. Hoje, o tênis brasileiro é bem representado por Thomaz Bellucci, um dos 30 melhores do mundo.
Tênis de Mesa
Tênis de Mesa pode ser tão ou mais popular do que a versão de quadra (o tênis propriamente dito). Isso porque muitos jogam o esporte como lazer, não necessariamente como atividade física. Escolas, clubes e muitos outros lugares dispõem de mesas para a prática da modalidade. O maior mesatenista brasileiro é Hugo Hoyama. Atualmente o mesatenista número um do país éThiago Monteiro.











Automobilismo











automobilismo é um esporte bem popular no Brasil, o esporte começou a ganhar dimensão no país após os primeiros títulos da Fórmula 1 de Emerson Fittipaldi, posteriormente Nelson Piquet e Ayrton Senna ajudaram a firmar ainda mais o automobilismo brasileiro na categoria. O país também possui grandes conquistas na Fórmula Indy, com Emerson Fittipaldi ganhando o primeiro título brasileiro na categoria, seguido também pelos pilotos Gil de FerranCristiano da Matta,Tony Kanaan.
Dentro do país as duas principais categorias são a Stock Car Brasil e a Fórmula Truck, alguns ex-pilotos de categorias internacionais atualmente correm nas categorias. O país possui aproximadamente 20 autódromos, incluindo pistas de asfalto e de terra, mas atualmente não possui nenhum circuito oval.
 Airton Senna



Brasil Vence com Ayrton Senna ... Herói do Automobilismo brasileiro
Quinze anos depois Felipe Massa conquista o prêmio






























Felipe Massa no Autódromo Internacional do Algarve em 2008. Felipe Massa











Skate
É um dos esportes mais praticados no Brasil, especialmente nas grandes cidades (metrópoles). Atualmente o Brasil é um dos paises com o maior numeros de profissionais e amadores do esporte, tendo a segunda maior industria de peças, equipamentos e roupas da modalidade. O maior skatista do mundo atualmente é Bob Burnquist, considerado o pai da "mega rampa". Outro skatista brasileiro famoso é Sandro Dias, um dos poucos que conseguem realizar o movimento "900".












Esportes amadores
Diversos esportes são praticados de forma amadora no Brasil, seja em clubes, academias e parques.
É comum ver nas ruas das cidades brasileiras, grandes ou pequenas, pessoas jogando alguma modalidade esportiva, normalmente o futebol, mas também são praticadas outras modalidades, como vôlei, basquete e tênis.
Futebol na Rua

Futebol na escola -- Arte dos meninos

Futebol -- Paulo Henrique Ganso quando Criança | Começou assim!
                                Ganso jogador.jpg



Futebol -- Neymar quando criança | Começou assim, hoje o mundo conhece seu talento.
Como no vídeo diz, o sonho de Neymar era começar sendo profissional do Santos, como Robinho, e foi exatamente o que aconteceu, sendo um dos maiores jogadores da atualidade. E jogador na seleção brasileira, sem falar que na companhia de Robinho.
Neymar

Vôlei de Praia | Amadoras

Basquete na escola

______________________________________________________________________________


Comitê Olímpico brasilerio
O Comitê Olímpico Brasileiro ou simplesmente COB é a entidade máxima do esporte no Brasil. Foi fundado em 8 de Junho de 1914, na sede da Federação Brasileira das Sociedades de Remo, por iniciativa da Liga Metropolitana de Sports Atléticos. Por causa da I Guerra Mundial, apenas em 1935 a entidade entrou em funcionamento de fato. Tem por objetivo representar o Olimpismo e difundir o ideal olímpico no território brasileiro. Atualmente é presidida por Carlos Arthur Nuzman. Anualmente, o COB organiza o Prêmio Brasil Olímpico, que premia os melhores atletas do Brasil no ano.
A sede do COB se situa na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro
O principal projeto do COB hoje é a organização da candidatura do município do Rio de Janeiro para as olimpíadas de 2016.

Confederações:
O COB trabalha diretamente com as Confederações Brasileiras que têm suas modalidades esportivas integrando o programa dos Jogos Olímpicos. São elas:
As Confederações Vinculadas são as responsáveis por esportes que não participam dos Jogos Olímpicos:

Vamos à algumas:












Confederação Brasileira de Futebol
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade máxima do futebol no Brasil. Fundada em 20 de agosto de 1919, antiga CBD, a atual CBF é responsável pela organização de campeonatos de alcance nacional, como o Campeonato Brasileiro das séries A, B, C e D, além da Copa do Brasil. Também administra a Seleção Brasileira de Futebol Masculino, cinco vezes campeã mundial, e a Feminina, duas vezes vice-campeã mundial.
A ela respondem as Federações estaduais (e distrital, no caso do DF), responsáveis pelos campeonatos em cada Unidade da Federação. Sua sede localiza-se na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. À Confederação também pertence um centro de treinamento localizado em Teresópolis, a Granja Comary.
A CBF, tal como existe hoje, foi fundada em 24 de setembro de 1979. Antes disso, o futebol, como os demais esportes praticados em território brasileiro, não era modalidade esportiva organizada, sendo até então gerido por uma entidade que aglutinava todos os esportes olímpicos, a CBD, incluindo o futebol.
Títulos
Masculino
Mundial
§  5 - Copas do Mundo19581962197019942002
§  3 - Copas das Confederações19972005 e 2009
§  4 - Mundiais Sub-201983198519932003
§  3 - Mundiais Sub-17199719992003
§  Olimpíadas
§  Prata 1984 e 1988
§  Bronze 1996 e 2008
Pan-Americano
§  4 - Jogos Pan-Americanos196319751979 e 1987
Sul-Americano
§  8 - Copa Américas1919192219491989199719992004 e 2007
§  10 - Campeonatos Sul-Americano de Futebol Sub-20:197419831985198819911992199520012007 e 2009.
§  7 - Campeonatos Sul-Americano de Futebol Sub-1719881991199519971999200120052007 e 2009
§  2 - Campeonatos Sul-Americano de Futebol Sub-152005 e 2007.

Feminino
Mundial
§  Copa do Mundo de Futebol Feminino
§  2º lugar - 2007
§  Olimpíadas
§  Prata 2004 e 2008
Pan-Americano
§  Jogos Pan-americanos: medalha de ouro em 2003 e em 2007
Sul-Americano
§  Campeonato Sul-Americano Feminino199119951998 e 2003

 

 

Uso do escudo

O escudoda Confederação Brasileira de Futebol deve obrigatoriamente conter a inscrição "BRASIL" logo abaixo do mesmo; a inscrição bem como as estrelas deverão ser na cor verde no primeiro uniforme (camisa amarela, calções azuis e meias brancas) e uniformes materiais de fundo claro. No segundo uniforme, uniformes de goleiro e agasalhos na cor escura, a inscrição e as estrelas serão na cor branca.


Ricardo Teixeira | Atual presidente da CBF


             Escudo do Brasil:

Times Brasileiros:

ABC Natal Rn
América MG
América RJ
América RN
Atlético Mineiro
Atlético Paranaense
Avaí SC
Bahia
Botafogo RJ
Bragantino SP
Brasil, Pelótas RS
Brasiliense DF
Ceará
Corinthians
Curitiba
CRB
Criciúma SC
Cruzeiro
Figueirense SC
Flamengo
Fluminense
Fortaleza CE
Gama DF
Goiânia 
Goiás
Grêmio
Guarani SP
Internacional
Ituano SP
Joinville SC
Juventude RS
Marília SP
Mixto MT
Náutico
Palmeiras
Paraná clube
Paulista Jundiaí SP
Paysandu Pa
Ponte Preta SP
Portuguesa
Remo
Santa Cruz PE
Santo André SP
Santos 
São Caetano SP
São Paulo
São Raimundo AM
Sport Recife
Vasco da Gama
Vila Nova GO
Vitória BA
S.E.R. Caxias do Sul RS
Grêmio Barueri SP
Ipatinga MG
Treze PB
Cabofriense Cabo Frio RJ
CSA AL
Guarany Bajé RS
Guaratinguetá SP
Paranavaí PR
Sampaio Corrêa Ma
Tupi Juíz de Fora MG
Volta Redonda RJ












Confederação brasileira de ginástica

A Confederação Brasileira de Ginástica (sigla: CBG) é a entidade responsável pela organização dos eventos e representação dos atletas e árbitros de ginástica no Brasil.
A história do esporte no país começou em 1951, quando deu-se a filiação oficial à Confederação Brasileira de Desportos (sigla: CBD), atual Comitê Olímpico Brasileiro (sigla: COB). No mesmo ano ocorreram dois fatos importantes: o primeiro campeonato brasileiro de ginástica na cidade de São Paulo e a filiação do Brasil à Federação Internacional de Ginástica(sigla: FIG).
No ano de 1978 foi formalmente criada a Confederação Brasileira de Ginástica que teve como primeiro presidente o Dr. Siegfried Fischer. A sede da CBG é localizada na cidade de Curitiba, Paraná, no Centro Olímpico de Curitiba no submunicípio de Capão da Imbuia. É responsável pela formação e treinamento da equipe brasileira nas modalidades competitivas e nos eventos gerais.
História
A história da ginástica no Brasil iniciou-se no Rio Grande do Sul e tempos depois espalhou-se por outros estados, até que em 1951, oficializaram a ginástica olímpica como esporte com as criações das federações rio-grandense, carioca e paulista. Foi nesse mesmo ano, que realizou-se o primeiro Campeonato Brasileiro, na cidade de São Paulo, e que a Confederação Brasileira de Desportos filiou-se à Federação Internacional de Ginástica.
Mais tarde, o desporto recebeu outras personalidades, que aceleraram o desenvolvimento: a professora IIona Peuker, uma húngara, responsável pela introdução e propagação da ginástica moderna, a denominada ginástica rítmica; e o professor Enrique Wilson Libertário Rapesta, nascido na Argentina, considerado o maior incentivador da ginástica artística no Brasil. Entre 1951 e 1978, passaram-se 27 anos. No dia 25 de novembro de 1978, foi criada a Confederação Brasileira de Ginástica, com o Dr. Siegfried Fischer, como primeiro presidente.

Ao longo dos mais de vinte anos de história da entidade, estiveram a frente da CBG, cinco presidente.
§  1979/1984 - Siegfried Fischer
§  1985/1987 - Fernando Augusto Brochado
§  1988/1990 - Mário César Cheberle Pardini
§  1991/2008 - Vicélia Ângela Florenzano
§  2009/ - Maria Luciene Cacho Resende

A CBG, enquanto entidade superior do esporte no Brasil, rege todas as competições a nível nacional e dá suporte aos atletas, técnicos e árbitros em competições de nível internacional. É ela a responsável pela distribuição dos códigos de pontos de cada modalidade para as federações nacionais. As envolvidas são também aquelas regidas pela FIG, tanto na categoria júnior (que engloba a infantil), quanto na categoria sênior: ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica acrobática, ginástica aeróbica e ginástica de trampolim. É também de responsabilidade da federação, as apresentações dos ginastas brasileiros na Gymnaestrada, evento este no qual os princípios da ginástica para todos, são praticados.
A estrutura interna na CBG é formada pela diretoria, pelo conselho e seus respectivos membros, coordenadores e adjuntos.
§  Diretoria
§  Presidente
§  Vice-Presidente
§  Conselho Fiscal
§  Comitê Técnico Ginástica Artística Masculina
§  Comitê Técnico Ginástica Artística Feminina
§  Comitê Técnico de Ginástica Rítmica
§  Comitê Técnico de Ginástica Para Todos
§  Comitê Técnico de Ginástica Aeróbica
§  Comitê Técnico de Ginástica de Trampolim
§  Comitê Técnico de Ginástica Acrobática

A CBG possui dezessete federações associadas por todo o país, que abarcam dezenas de clubes estaduais e municipais, que disputam competições nacionais em todas as modalidades e categorias da ginástica.
As seleções, dentro da entidade, estão divididas por modalidades e disputas. Para a ginástica artística, existem duas seleções sêniores: a masculina permanente, com onze atletas, e a feminina permanente, também com onze ginastas. Para a rítmica, a CBG abarca a seleção individual, com sete atletas e a de conjunto, com seis. E, para o trampolim acrobático, são três na seleção permanente masculina e três na permanente feminina.
  2º lugar - 2007



§  Olimpíadas
§  Prata 2004 e 2008
Pan-Americano
§  Jogos Pan-americanos: medalha de ouro em 2003 e em 2007
Sul-Americano
§  Campeonato Sul-Americano Feminino199119951998 e 2003

 

 





































Um comentário: