sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tipos de turismo: Aventura [BRASIL]

Aventura

Turismo de aventura é a prática de atividades recreativas não competitivas que envolvem desafios e superações. O Brasil é um dos principais destinos do público que busca esse segmento turístico, e a cada dia se destaca mais, dentro e fora do país. No turismo de aventura, as experiências físicas e sensoriais proporcionam sensações de liberdade e prazer. As atividades podem ser realizadas em diversos locais, sejam eles naturais, construídos, rurais ou urbanos, na terra, na água ou no ar.
Entre as principais práticas realizadas no Brasil estão: arvorismo, atividades ciclísticas, em cavernas, equestres e fora de estrada, bungee jump, cachoeirismo, canionismo, caminhadas, escalada, rapel, tirolesa, boia-cross, canoagem, mergulho, rafting, asa delta, balonismo, parapente, paraquedismo e ultraleve.

O Projeto Aventureiros Especiais, por exemplo, estuda e promove as adaptações de equipamentos e serviços à prática de atividades de aventura para pessoas com deficiência. Veja mais sobre o projeto neste livro do Ministério do Turismo.
O programa Aventura Segura, criado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae Nacional e executado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), é o maior projeto de fortalecimento, qualificação e certificação do segmento de turismo de aventura no País. O objetivo da iniciativa é gerar, a partir de oficinas, cursos e seminários, oportunidades de negócios para os segmentos de Ecoturismo, Turismo de Aventura e para as atividades turísticas dos destinos. O programa também visa fortalecer e articular as lideranças locais, além de alinhar e planejar ações para desenvolver o segmento. Para saber mais, acesse o site do Aventura Segura.
Os benefícios econômicos do turismo de aventura estendem-se tanto para fornecedores de equipamentos, seguradoras e outros produtos e atividades associadas quanto para as próprias regiões que recebem os turistas.
O turista de aventura deve ter atitudes que evitem e minimizem os impactos negativos no ambiente e respeitem e valorizem as comunidades que os recebem. Para isso, o Ministério do Turismo desenvolveu normas para os aventureiros, de acordo com padrões internacionais. Também estabeleceu um certificado para o compromisso com a segurança, de procedimentos e equipamentos.
Para mais informações, acesse o site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário