sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tipos de turismo: Cultural [BRASIL]

Cultural

No turismo cultural, a principal motivação do viajante é vivenciar, conhecer e valorizar o patrimônio histórico e cultural visitado. Festas populares, culinária, dança, entre outras manifestações do povo brasileiro, são muito apreciadas pelos turistas estrangeiros.
Os patrimônios são bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e das comunidades. Podem ser de valor histórico, artístico, científico ou simbólico, como arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas, museus e eventos envolvendo música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas, exposições e outros. As cidades históricas do Ciclo do Ouro, em Minas Gerais, como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes, e Porto Seguro, na Bahia, são alguns dos principais destinos do turismo cultural no Brasil.
Existem 17 tesouros do patrimônio mundial no Brasil, como os conjuntos arquitetônicos de Brasília e Olinda. Outros destinos culturais fazem parte do turismo arqueológico. O Brasil é privilegiado porque tem sítios de aproximadamente 12 mil anos. O local mais importante é o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no estado do Piauí. Há também sítios na Chapada Diamantina, na Bahia. Em Minas Gerais, o principal destino turístico é o Parque Nacional da Serra do Cipó e, em Mato Grosso, a Chapada dos Guimarães.
Clique aqui para mais detalhes dos principais destinos culturais do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário