sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tipos de turismo: Estudos e intercâmbio [BRASIL]

Estudos e intercâmbio

Conhecido popularmente como intercâmbio, o turismo educativo envolve troca de experiências, vivências culturais, aprendizado orientado, treinamento e ampliação de conhecimentos entre pessoas de países distintos.
Para o estrangeiro, o aprendizado da língua portuguesa não é o maior atrativo, apesar da existência de centros de excelência em várias áreas do conhecimento científico. O forte do país aos olhos do estrangeiro é a diversidade cultural e ambiental. Já os brasileiros buscam no exterior, além do contato com novas culturas, o aprendizado de idiomas, que é diferencial no mercado de trabalho.
O Brasil tem faculdades e centros de pesquisas renomados, e não é incomum que acadêmicos se interessem em conhecer e estudar nas nossas instituições. A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) desenvolve um programa de Cooperação Internacional que fomenta projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros em pós-graduação.
Aqui o estudo, não se limita apenas às salas de aulas. O estudo de campo também pode ser muito rico para biólogos, por exemplo. O  Brasil possui mais de 11 mil espécies de animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes), mais de 30 milhões de espécies de insetos e cerca de 30 mil espécies de outros invertebrados. Além disso, o País também tem a flora mais diversificada do mundo, com mais de 55 mil espécies (22% do total mundial). 
Na área de Ciências Sociais também há um enorme campo para pesquisas. A miscigenação da população brasileira, composta de uma mistura de raças e povos, e as consequentes particularidades de hábitos e costumes no território nacional, fazem do Brasil um dos países com maior diversidade étnica e sociocultural do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário