sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tipos de turismo: Negócios e Eventos [BRASIL]

Negócios e Eventos

O turismo de negócios e eventos engloba atividades que envolvem viagens, serviços de hospedagem, lazer e alimentação relacionados aos setores comercial ou industrial, para fechar contratos, convênios, vender e comprar bens e serviços. O turismo de negócios e eventos é importante para atrair e fidelizar clientes, aumentando a demanda pelos serviços. 

Segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês), em 2008 o Brasil foi o sétimo país do mundo que mais organizou eventos internacionais. Além de infraestrutura para abrigar feiras, congressos, convenções, exposições etc., as cidades brasileiras oferecem aos participantes opções de lazer em seus vários destinos turísticos. 

Veja a seguir as cidades mais procuradas no país para o turismo de negócios e eventos. 

São Paulo

A maior cidade do Brasil recebe cerca de 75% das feiras e dos congressos realizados no território nacional. São Paulo é conhecida em todo o país como a capital dos negócios, mas tem uma agitada vida cultural e circuito artístico. A cidade possui cerca de 60 mil apartamentos em hotéis de diversas categorias e preços, o que inclui desde as unidades luxuosas, de grandes redes internacionais, até pequenas hospedarias. Saiba mais sobre a cidade de São Paulo.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro tem centros para a realização de convenções e congressos nacionais e internacionais, além de opções variadas de lazer, como espetáculos teatrais, de dança e música. É bem estruturada, além de apresentar uma excelente malha aérea. O aeroporto internacional, que liga a capital a mais de 20 países no mundo, está a 20 minutos dos principais hotéis e centros de convenção. Saiba mais sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Brasília

Brasília fica no Distrito Federal, na região central do Brasil, dentro do estado de Goiás. A capital do país é referência quando o assunto é planejamento urbano. A cidade dispõe de hotéis modernos e confortáveis, de redes internacionais, mas conta também com pousadas, pensões e albergues. Saiba mais sobre Brasília.

Campinas

Campinas é responsável por 17% da produção industrial e 10% da produção agroindustrial do estado de São Paulo. É a primeira colocada no país quanto ao uso de sementes de alta qualidade e mecanização agrícola. O Aeroporto Internacional de Viracopos recebe voos das principais cidades brasileiras e da América do Sul regularmente. Possui hotéis de diversas categorias e preços. Saiba mais sobre Campinas.

Recife

A capital pernambucana possui uma vasta gama de hotéis, incluindo tanto unidades luxuosas como pequenas hospedarias. As opções de lazer também são variadas, contando com recantos de beleza natural e também com uma vida noturna agitada. Recife possui agências de viagens, aeroporto internacional, porto, terminal rodoviário integrado, shopping centers e uma série de outros serviços para melhor atender os turistas. Dispõe, ainda, do Centro de Convenções de Pernambuco, um dos maiores e mais bem estruturados do país. Saiba mais sobre Recife.

Costa do Sauípe

É um dos mais bem estruturados complexos turísticos privados do Brasil. Costa do Sauípe está localizada à beira-mar, com seis agradáveis pousadas e cinco hotéis de alto padrão, administrados por redes internacionais. Dispõe de estrutura para a prática de diversas atividades esportivas, como quadras de tênis profissional, campo de golfe e centro náutico. Existem também espaços para a realização de eventos e convenções de grande porte. Saiba mais sobre Costa do Sauípe.

Porto Alegre

A capital do Rio Grande do Sul tem localização privilegiada. Ponto estratégico dentro do Mercosul, Porto Alegre é o centro geográfico das principais rotas do Cone Sul, equidistante de Buenos Aires e de Montevidéu, e a aproximadamente 1.500 km das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. É um importante centro de negócios e a porta de entrada para os principais atrativos turísticos da região Saiba mais sobre Porto Alegre.

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o desenvolvimento econômico vem passando pela profissionalização dos mais diferentes segmentos do turismo, sobretudo de eventos e negócios. A cidade possui uma infraestrutura turística de qualidade, com bons aeroportos, hotéis, restaurantes, serviços, comércio e bons espaços para eventos de médio porte. Saiba mais sobre Belo Horizonte.

Um comentário: